Leaderboard Ad

Forró de Inimutaba

A primeira festa aconteceu e 1984 e foi criada pelo então prefeito Antônio Alves e pelo vice- prefeito Gilson Carvalho de Sales. A cidade de Curvelo fazia o Forró desde 1980, e exerceu influência, até que em 1984 Inimutaba realizou a primeira festa tornou-se uma tradição na região, acontecendo ininterruptamente. A cada ano, artistas são convidados para abrilhantar a festa, dentre eles Trio Parada Dura (1985), Gino e Geno e Perla (1986), Tonico e Tinoco (1988), João Mineiro e Marciano (1989), Nalva Aguiar (1990), João Mineiro e Marciano (1993), Mangabinha (1994), Perla (1995) e Tiririca (1994).

Forró de Inimutaba
Forró de Inimutaba

Durante todos esses anos compareceram à festa diversos Secretários de Estado do Governo e políticos importantes. Vale a pena ressaltar a presença de Manuelzão, companheiro e personagem de Guimarães Rosa, em eventos (1993/1994/1995/ 1996). Sua última participação aconteceu em 1996, e em 1997 a Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Santo Antônio dedicou a sua barraca a este importante personagem. No ano de 2000 o evento foi muito fraco e quase acabou, mas apesar desse acontecimento isolado, a cada ano o público é maior e já vem sendo frequente a participação de visitantes de outros estados. Segundo o Sr. Antônio Martins Ferreira, que organizou a festa por 20 anos e hoje é locutor oficial do forró, os primeiros anos até 2003, a festa acontecia de sexta a domingo, sendo que na sexta-feira havia dois shows com bandas de fora, com ritmos e estilo do forró e sertanejo e a cavalgada a partir das 19 horas. Já no sábado a quadrilha e a seguir show. Para finalizar, no domingo, à tarde, apresentação e danças folclóricas nas escolas municipais. A partir de 2003, a festa teve inicio na quinta-feira, com artistas locais “A Prata da Casa”e show profissional. Na sexta-feira, dois shows, como de costume, um artista local e outro de fora. No sábado show à tarde para jovens com música pop rock. À noite, mantém-se a tradição de dois shows. No domingo, almoço com música ao vivo e mais no fim de tarde Banda de Axé e forró e mais dois shows para encerramento do evento.

O evento já está na sua 34º edição neste ano de 2017, com diversas atrações musicais com artistas municipais e nacionais. Garantindo a continuação das tradições e os estilos musicais para melhor aproveitamento dos diversos participantes.