Leaderboard Ad

Banda de Música

A banda foi fundada em 08/12/1927, pela Companhia Cedo Cachoeira e seus operários, que mantiveram a Euterpe Imaculada Conceição até os dias de hoje, sempre observando os valores morais, os bons costumes e os princípios da Religião Católica Tinham como objetivos principais difundir a arte musical entre os operários da Segunda Unidade Têxtil da Empresa, já que a 1ª Unidade tinha sua banda, promover o progresso cultural e artístico da localidade; e abrilhantar as festas civis e religiosas da comunidade.

No final dos anos 1950, em época na indústria têxtil, a companhia, como medida de contenção de despesas, deixou de investir recursos para a manutenção da banda e esta revê suas atividades paralisadas. Em 1966, o 1º Pároco de Inimutaba, Padre Lauro Vilela, vendo a necessidade de promover atividades culturais e educacionais na cidade e aproveitando dons e talentos da comunidade, convidou os antigos músicos da Euterpe Imaculada Conceição para revitalizar a banda. Em 16 de março de 1966, a Euterpe foi reestruturada. Sob a regência do Maestro José Mendes da Silva, a banda iniciou uma nova etapa e voltou a tocar nas festas da Igreja e da comunidade.

Apresentação da Banda Euterpe Imaculada Conceição. 1987

A partir de então a Companhia Cedro Cachoeira, retornou a responsabilidade de manter a banda. De grupo reduzido, a corporação musical passou a mais de 40 membros e suas atividades se estenderam além de 1997, época do fechamento da Fábrica da Cachoeira pela Empresa Companhia de Fiação e Tecidos Cedro Cachoeira. Em 1994, a Euterpe Imaculada Conceição organizou-se como “associação” e a fim de legalizar sua situação cadastral junto à Secretaria de Estado da Cultura, solicitou da Câmara Municipal de Inimutaba, a concessão do título de “Entidade” considerada de “Utilidade Pública e Municipal”. O pedido foi atendido e em 25 de março de 1994, foi sancionada a Lei Municipal no 279 94: “Declara de Utilidade Pública a Corporação Euterpe Imaculada Conceição do Município de Inimutaba/MG. Em 1998 já não contando com os recursos da companhia, a banda, outra vez, paralisou seu funcionamento, ficando os instrumentos, mobiliário e equipamentos, guardados em imóvel de propriedade da companhia, na Praça da Fábrica, sofrendo a ação do tempo, desgastando-se com a umidade e ferrugem.

Apresentação da Banda Euterpe Imaculada Conceição. Forró 2016

Em outubro de 2002, o Prefeito Municipal Gilson Carvalho de Sales, através de um oficio nº 289/2002 solicitou à Companhia Cedro Cachoeira  doação, para a Prefeitura de Inimutaba, dos instrumentos da banda e seus demais pertences. Apresentou como objetivo a preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico do município e a revitalização da Euterpe Imaculada Conceição, que adotaria o nome “ Maestro José Mendes da Silva”. Como meta, a formação musical de crianças e adolescentes, investindo nas gerações futuras, dando, assim, sustentabilidade ao plano de desenvolvimento de ações culturais. A empresa, através de sua diretoria e conselho, aprovou a doação solicitada. Em 13 de dezembro de 2002, os instrumentos e outros pertences da banda foram recuperados por José Jacinto Nunes Neto, designado pelo Prefeito como Maestro da banda. Em março de 2003, a “Corporação Musical José Mendes da Silva”, fez sua primeira apresentação, com apenas 8 músicos (todos formados por José Mendes) sendo regida pelo Maestro José Jacinto Nunes Neto. Hoje conta com 21 músicos e com 28 alunos, em formação. Em março de 2005, a banda elegeu sua nova diretoria da associação e incluiu alterações importantes do Estatuto da Entidade. Sua manutenção é garantida pelos músicos que a compõe, por colaboradores e com apoio da Prefeitura Municipal.

No final de 2005, a banda de Inimutaba foi contemplada pela Secretaria de Estado da Cultura, através da sua superintendência de Ação Cultural, com 08 instrumentos novos, dourados, tendo sido os mesmos entregues ao presidente da entidade, Moacir Augusto de Assis, em solenidade realizada em 13 de dezembro de 2005, no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte.

A sede da Banda de música foi erguida na mesma época de Inicio do Funcionamento da Fábrica Cedro Cachoeira. Inicialmente funcionava como armazém e vendia produtos para os funcionários para depois ser descontado na folha de pagamento. Durante muitos anos o imóvel funciona como sede da Banda Euterpe Imaculada Conceição.