Leaderboard Ad

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Inimutaba tem sua sede na Praça Coronel Francisco Mascarenhas, 342, no centro de Inimutaba, onde funcionam os serviços administrativos e de epidemiologia. Na secretaria é oferecido à população o serviço de cadastro do cartão nacional do SUS que é um documento de porte obrigatório para atendimento nas unidades do SUS.

Os cartões SUS que não começam com o nº “7” devem ser trocados. Procure a Secretaria no horário de 07:00 às 16:00, sendo que fecha para almoço de 11:00 às 12:00, portando a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Se não tiver a identidade, apresentar a certidão de nascimento (só válido para crianças).

Temos o Centro de Saúde localizado na av. Geraldo Magalhães Mascarenhas, 469, centro, cujo funcionamento é de 07:00 às 17:00 de segunda à sexta. No Centro de Saúde funcionam os seguintes serviços: ESF (Estratégia de Saúde da família) equipe Lua, marcação de exames laboratoriais, vacina, eletrocardiograma, atendimento de fonoaudiologia, psicologia, pediatria, ultrassom, odontologia, clínica geral e fisioterapia, além dos serviços epidemiológicos e administrativos. No mesmo prédio, temos também o TFD (Tratamento Fora do Domicílio) que tem atendimento ao público nos dias de segunda, quarta e sexta-feira no horário de 07:00 às 12:00. Para a entrega de qualquer encaminhamento no TFD é necessário anexar cópia da identidade, comprovante de residência e cartão do SUS. Também no TFD é feito o agendamento das viagens e a confirmação das mesmas. A confirmação das viagens tem que ser feitas 1 (um) dia antes da data agendada, no horário de atendimento ao público que é de 07:00 às 12:00. A não confirmação dentro do horário pode implicar na transferência da vaga para outro paciente que esteja aguardando. No momento da confirmação deve ser informado um telefone de contato do paciente.

Temos outra Unidade de Saúde que funciona na Av. Getúlio Vargas, nº 21, centro, onde funciona as ESF Sol e Estrela. A ESF Estrela atende os bairros Jardim São Geraldo, São Judas Tadeu e Conjunto Habitacional Santo Antônio. A ESF Sol atende os bairros Centro, Nossa Senhora das Graças, Conjunto Habitacional Arinos de Carvalho I e II. Temos nesse prédio o atendimento de nutricionista e ginecologia.

Temos a equipe do NASF que é composta pelas seguintes especialidades: fonoaudióloga, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga e educador físico.

As atividades físicas são destinados a todo o público e acontece duas vezes por semana no bairro Jardim São Geraldo, Centro e Nossa Senhora das Graças.

 

Para melhor organização dos serviços, temos alguns horários definidos.

Seguem para conhecimento:

Horário para agendamento de exames laboratoriais: A partir de 09:00

Horário de curativos: De 09:00 às 11:00 e de 14:30 às 16:30

Horário de glicemia de jejum: 07:00 às 08:00 (depois deste horário só com pedido médico).

Horário de atendimento da Secretária e da Secretária Adjunta: Terça e Quinta de 14:00 às 16:00.

Dia de agendamento das consultas da Equipe Estrela e Equipe Sol: Sexta-feira às 07:00.

Você sabia?

O Conselho Municipal de Saúde, segundo a Resolução Nº 333/2003 do Conselho Nacional de Saúde, é um órgão colegiado, deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde – SUS, com atuação na formulação e proposição de estratégias e no controle da execução das Políticas de Saúde, inclusive, nos seus aspectos econômicos e financeiros.

Quais são as atribuições do Conselho Municipal de Saúde?

Em sua função de elaborar e controlar a execução da política pública da saúde regional, o Conselho Municipal de Saúde possui as seguintes responsabilidades:

  • Monitorar a execução das ações na área da saúde;
  • Participar da formulação das metas para a área da saúde;
  • Reunir-se ao menos uma vez por mês;
  • Controlar e acompanhar as verbas que são encaminhadas pelo SUS e também os repasses de programas federais.

Desta forma, os Conselhos não se limitam apenas a acompanhar a assistência médica individual oferecida à população – pelo contrário! A atuação destas entidades, devido à própria busca de integrar as ações da saúde, abrange todas as áreas do setor, seja na fiscalização, na obtenção de informações, na proposta de estratégias ou mesmo na tomada de decisões (nos limites das competências do Conselho Municipal).

É importante ter ciência, neste sentido, de que este órgão municipal está diretamente envolvido na discussão de temáticas essenciais como o orçamento destinado à saúde, a política de recursos humanos, a relação com o setor privado, as epidemias, o saneamento básico, as estratégias de vigilância à saúde e muitos outros aspectos.

Os membros do Conselho Municipal, assim, devem estar alinhados e articulados no sentido de enfrentar os problemas locais, priorizando desta forma o processo de planejamento participativo – porque, acima de tudo, esta entidade demanda uma resposta imediata e concreta do SUS.

Temos reuniões mensais, e gostaríamos de contar com a participação de toda a população, pois vocês são peças fundamentais para o sucesso do nosso trabalho. O calendário das reuniões encontra-se na Secretaria de Saúde, no posto de saúde e também com nossos conselheiros. Informe-se e participe! Participe também das nossas Conferências!