1° Encontro Municipal sobre Autismo

No dia 26 de Abril de 2024 aconteceu o 1° Encontro Municipal sobre Autismo, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria Municipal de Educação.

Este encontro reuniu profissionais de diferentes áreas para discutir e compartilhar informações para a população sobre o tema e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

O que é autismo?
O autismo é um transtorno de desenvolvimento neurológico que se apresenta de diferentes formas. De uma maneira geral, o TEA afeta a linguagem, comunicação, interação social e comportamento social. Pessoas dentro do espectro podem apresentar padrões de comportamento repetitivos, interesses fixos e hiperfoco, hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais, entre outros.

Os primeiros sinais de autismo podem ser percebidos logo nos primeiros meses de vida e o diagnóstico pode ser estabelecido por volta dos dois a três anos de idade. Pessoas com autismo podem manter pouco contato visual ao conversar, apresentar dificuldade de interagir e se interessante excessivamente por temas específicos.