18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

No município de Inimutaba/MG, a Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social- CRAS, apóia e promove ações em parceira com o Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA sobre o temático dia 18 de maio “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada,espancada,estuprada,drogada e assassinada numa orgia imensurável.Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurados por ácido. Os agressores jamais foram punidos. O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Criança e Adolescente. Durante o mês de maio (Laranja), mês de conscientização a campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o CRAS tem desenvolvido ações sobre o tema, sendo realizadas atividades de intervenções nas oficinas do SCFV, através de palestras com a técnica de referência (Psicóloga) com a entrega de folder informativo, vídeos, textos informativos nos grupos do SCFV do WhatsApp, orientações sobre o tema durante os atendimentos presenciais na unidade do CRAS e também nos dias 16/05/2022, 17/05/2022 foram realizadas visitas nas escolas da rede municipal e rede estadual de ensino em parceria com o Conselho Tutelar e o CMDCA e uma entrevista na rádio sobre a temática com a Psicóloga do CRAS, Conselheira Tutelar e Conselheira do CMDCA.

Nesta quarta-feira, 18 de Maio, Dia “D” da campanha, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes aconteceu às 14:00h no Centro Esportivo Municipal de Inimutaba/MG,uma Roda de Conversa com a convidada Dra. Valeria Fernandes Andrade – Promotora de Justiça,referente a campanha “FAÇA BONITO! Proteja nossas Crianças e adolescentes”, no evento estiveram presentes o vice-prefeito Ayslan Miranda, Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho Sra. Fabiana Alves Barbosa Desiderio e equipe, Coordenadora do CRAS Sra. Déborah de Almeida Mendes e equipe, Vice Presidente do CMDCA Sra. Solange Gomes Trindade e demais membros deste conselho, Presidente do Conselho Tutelar Sra. Geralda Magela Figueiredo e demais membros deste conselho, Sra. Kenia Michele de Araújo Gonçalves (psicóloga e técnica da Atenção Especial de media e alta complexidade) e também representantes de autoridades da Sedese Regional de Curvelo/MG, Policia Militar, Padre da Paróquia Santo Antonio,Rotary Clube Satélite Curvelo/Inimutaba, Projeto ASA, APAE Curvelo, Família Acolhedora Regionalizada, Profissionais da Saúde, Educação, famílias usuárias do CRAS e os pais/responsáveis de crianças e adolescentes usuários do SCFV/CRAS. Foi um momento de tamanha importância para toda a sociedade, nessa luta sobre o dia 18 de maio “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.

Portanto, esse é um dia em que toda a população do Brasil deve se manifestar contra a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes. É necessário garantir a crianças e adolescentes o direito ao seu desenvolvimento, de forma segura e protegida, livre da violência sexual.

Proteja nossas crianças e adolescentes.
Lembrar é combater, esquecer é permitir.

#FAÇABONITO.
O enfretamento da violência sexual contra criança e adolescente é uma questão de todos. Não se cale, denuncie!
Disque 100