Setembro Amarelo – Prevenção ao suicídio

SETEMBRO AMARELO

Desde 2015 o mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio. Criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), a campanha intitulada como “Setembro Amarelo” tem o intuito de mostrar como é importante falar sobre esse assunto e que, inclusive, pode salvar vidas.

O dia 10 de Setembro se comemora o dia mundial de prevenção ao suicídio.

O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.

As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas.

É por isso que “Falar é a melhor solução” é o slogan da campanha, cujos envolvidos na sua organização acreditam que conscientizando as pessoas podem prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.
Se pensar em suicídio busque ajuda.

É importante que as pessoas que estejam passando por momentos de crise busquem ajuda. O ideal é um acompanhamento psicológico, além do apoio da família e dos amigos. Para isso, é essencial que as pessoas consigam falar sobre o que sentem.

#sextafeira #inimutabamg #mg #setembro #amarelo